«

»

set
17

Perguntas Frequentes

Como tirar a carteirinha da SUTACO?

Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação. Veja (aqui) os procedimentos.

Por que tirar a carteirinha da SUTACO?

A Carteirinha da SUTACO é um documento oficial que o identifica como profissional do artesanato. Com ela o artesão pode ter acesso aos serviços prestados pela autarquia e emitir Nota Fiscal sem ICMS, comercializar seus produtos em nossas lojas e feiras, participar do edital para contratação de professores de artesanato e ter seus produtos divulgados no site e redes sociais da SUTACO.

 

Quanto custa?

A Carteirinha é emitida gratuitamente mediante a apresentação dos documentos, foto e demonstração do domínio da técnica artesanal.

 

Como vender meu trabalho na loja da SUTACO?

Para vender seus produtos nas lojas da SUTACO o artesão deve agendar um horário no setor de comercialização e submeter-se a uma avaliação segundo os critérios de seleção de peças a serem comercializadas.

 

Como participar de feiras?

Para participar de feiras é necessário entrar em contato com o setor de comercialização através do telefone (11) 3241-7333 e demonstrar interesse na participação. As feiras terão sua data da inscrição divulgadas nas redes sociais da SUTACO. Os artesãos selecionados serão contatado por telefone e terão que comparecer a nossa Sede para a assinatura do termo de compromisso.

A SUTACO não tem ligação com as feiras livres e feirinhas de artesanato, que são de controle da prefeitura, nós apenas passamos os contatos da subprefeitura responsável por cada feira.

 

Posso trabalhar em família?

Sim, muitos artesãos trabalham em família, contudo TRABALHO INFANTIL É CRIME. Portanto a SUTACO só cadastra artesãos acima de 16 anos e cuja atividade artesanal não atrapalhe os estudos.

 

Faço parte de um núcle/associação/cooperativa – posso cadastrar o núcleo etc.?

Não, a carteirninha da SUTACO é individual e fornecida apenas para o profissional. Possuir a carteirinha não impede que a pessoa participe de um núcleo/associação /cooperativa, a SUTACO tem interesse em conhecer a sua associação e incluir em nosso Banco de Dados para ter um maior conhecimento dos grupos que fomentam o artesanato paulista. Mande um email para: mmm@sutaco.sp.gov.br com os dados da associação.

 

Tem SUTACO na minha cidade?

Atualmente a SUTACO está presente em 270 municípios do estado. Para saber quais municípios tem atendimento acesse: http://www.sutaco.sp.gov.br/presenca/presenca4.html

 

Não tem sutaco na minha cidade. Como fazer para tirar carteirinha?

Para tirar a carteirinha é necessário fazer uma demonstração da técnica artesanal que será cadastrada, portanto o cadastro necessáriamente deve ser feito em um de nossos postos de atendimento. Se não tem posto de atendimento em sua cidade, nada impede que o cadastramento seja realizado em outro município. Clique aqui e veja qual dos municípios mais próximos possuem atendimento.

 

O que precisa fazer para ter a SUTACO na minha cidade?

Para ter um posto de atendimento da SUTACO em sua cidade é necessário que a comunidade entre em contato com a prefeitura ou com um PAT e solicite um posto de atendimento da SUTACO (esse posto pode ser uma sala no próprio PAT ou prefeitura). Os representantes do PAT ou da Prefeitura devem enviar um ofício para a SUTACO solicitando um termo de cooperação e, após assinado o termo, eles devem designar dois funcionários que passarão por um treinamento na Sede da SUTACO e assim estarão capacitados para cadastrar artesãos.

 

Posso ser MEI e ter carteirinha da SUTACO?

Sim, a SUTACO cadastra artesãos que possuem MEI para que estes possam usufruir dos serviços da autarquia entretanto a emissão de nota fiscal fica bloqueada.

 

Como peço uma nota?

Para emitir uma nota fiscal é necessário agendar antecipadamente data e horário para apresentação através do telefone: (11) 3241-7335, trazer a documentação e os formulários necessários (Veja aqui), estar com a Carteira do artesão no prazo de validade e pagar, no ato da solicitação, a taxa correspondente ao valor da nota, em dinheiro ou cheque.

Artesãos que residam no interior ou litoral ou os residentes na capital que tenham deficiência ou mobilidade reduzida poderão enviar os documentos por Fax ((11) 3241-7337)ou E-mail: anexos para notafiscal@sutaco.sp.gov.br

(Na impossibilidade de escanear os documentos, encaminhá-los por fax ou pelo Correio)

 

Onde ficam as lojas da SUTACO?

A SUTACO possui duas lojas oficiais localizadas na cidade de São Paulo, uma no Metro Vila Madalena e outra na Rua XV de Novembro. Veja aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das lojas: http://www.sutaco.sp.gov.br/vitrine/vitrine.html

Quero fazer uma crítica/reclamação/sugestão. Como faço?

Você pode mandar suas críticas/reclamações/sugestões para a nossa ouvidoria através do email: ouvidoria@sutaco.sp.gov.br ou ligar e conversar diretamento com o nosso ouvidor, Renan Novais, através do número (11) 3241-7338.

Quero divulgar meus produtos na internet. Como a SUTACO pode me ajudar?

A SUTACO possui um espaço em seu site com o intuito de divulgar o trabalho de seus artesãos (http://www.sutaco.sp.gov.br/links-artesao.html), para colocar seu nome e tipo de trabalho lá é necessário ter algum trabalho na internet e ser cadastrado na SUTACO, para isso mande um e-mail para mmm@sutaco.sp.gov.br

Assunto: Link artesão

Nome completo, número da carteirinha, tipo de trabalho e link para o seu  site, blog, vídeo no youtube, link de alguma reportagem com você ou etc. (escolha apenas um link para mandar).

Também possuímos o álbum no facebook chamado “Artesanato Paulista”, para colocar a foto de seu produto lá não é necessário ter um link, tendo algum tipo de meio de contato (email, perfil no facebook, telefone) já é suficiente.  Para colocar sua foto nesse álbum é necessário mandar uma mensagem inbox da seguinte forma:

Foto (link ou arquivo anexo);

Nome da peça;

Nome do Artesão;

Nº da Carteirinha;

Técnica utilizada;

Matéria-prima utilizada;

Contato (e-mail/tel/link do blog, site, video no youtube, etc…).

 

Além disso, temos parceria com várias redes de comércio virtual onde você pode criar uma loja virtual a preços acessíveis, saiba mais: http://sutaco.org/blog/?p=356

 

A SUTACO é uma ONG? A SUTACO é uma empresa?

Não, a SUTACO é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, ela está vinculada a SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho cuja missão é a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista e a valorização e apoio ao artesão

 

Posso tirar carteirinha se eu pinto telas, faço chinelos com miçanga, doces artesanais ou velas artesanais?

Não, a SUTACO não cadastra esse tipo de artesanato. No caso de quem pinta telas, recomendamos que entre em contato com o Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos. Caso o trabalho seja feito em doces artesanais ou velas artesanais nós não podemos cadastrar pois é necessária a certificação da ANVISA. Quando o artesão faz chinelos artesanais, a SUTACO não cadastra pois, o chinelo em si não foi feito pelo artesão, além disso, para que o trabalho seja cadastrável pela SUTACO é necessário que pelo menos 60% da peça tenha sido confeccionada pelo artesão.

Posso vender artesanato na rua?

Não, para exposição e venda de produtos em locais públicos como ruas, praças, calçadões, etc é necessário possuir licensa da prefeitura.

Como participar da feira da minha cidade?

Para participar da feira, é preciso entrar em contato com o órgão responsável pela administração destas e solicitar a participação. Cada cidade possui um quesito diferente para a participação em feiras (alguns aceitam a carteirinha da SUTACO, outros abrem editais de seleção, fazem processo seletivo, etc), cabe ao artesão entrar em contato com a prefeitura para saber o que é necessário para ele participar.

 

Quero comprar peças de um artesão da SUTACO. Posso falar direto com ele?

Sim, para isso é necessário entrar em contato conosco para pegar o contato do artesão. A etiqueta de algumas peças em nossas lojas já vem com o contato de quem a produziu.

A SUTACO tem loja na internet?

Não, a sutaco possui parcerias com redes de comércio virtual para que os artesãos possam criar suas próprias lojas, contudo não possui uma loja virtual própria.

 

Quero aprender artesanato. Vocês dão cursos?

Sim, em parceria com entidades do estado de São Paulo. A SUTACO fornece oficineiros (professores de artesanato) para ministrar cursos. No entanto, a estrutura, o material e a abertura de vagas para este curso é de responsabilidade da entidade que solicitou o curso.

 

Quero dar aulas de artesanato. Vocês contratam professores?

Sim, através de um Edital Seleção de Monitores/Orientadores para atuar junto a grupos de artesãos. O edital é lançado uma vez por ano, normalmente entre o final de maio e final de junho. Para saber quando está aberta a Seleção é necessário acessar nosso blog, redes sociais e/ou site, as informações estarão disponíveis nestes sítios.

 

Queremos cursos de artesanato na minha igreja / associação / comunidade etc. Como fazer?

Se sua entidade ou seu município tem interesse em curso de artesanato, é só entrar em contato conosco através de email ou ofício (carta de solicitação). Para mais informações ligue para: (11) 3241-7330 e fale com a Marlene.  Veja o que é necessário para o curso: clicando aqui

 

Posso visitar a SUTACO?

Sim, adoraríamos recebê-lo. O endereço de nossa Sede é: Rua Boa Vista, 170 – 3º Andar, Bloco II e III – Centro, São Paulo – SP.

 

Vocês dão palestra?

Sim, oferecemos palestras sobre os seguintes temas:

• gerenciamento dos processos de produção e comercialização do artesanato;

• desenvolvimento de produto – design, embalagem, etiquetagem, etc;

serviços oferecidos pela Sutaco e oportunidades para os artesãos.

Para solicitar uma palestra em seu município é necessário enviar um ofício para o gabinete da SUTACO (Rua Boa Vista, 170 – 3º Andar, Bloco II e III – Centro, São Paulo – SP) e entrar em contato através do telefone (11) 3241-7342 e falar com a Isabela.

 

Como fazer estágio na SUTACO?

A contratação de estagiários da SUTACO é feita através da FUNDAP. O ingresso ao estágio se dá por meio de seleção pública, para isso é necessário inscrever-se nos editais que a FUNDAP abre todos os semestres. Saiba mais: clique aqui. Para saber em quais setores da SUTACO você pode estagiar acesse: Estágio FUNDAP

 

A SUTACO é do governo então deve ter muito dinheiro, né?

Não, somos do governo mas temos uma verba muito limitada.

Sobre o autor

Sutaco

95 comentários

  1. Dulcenea Carmo dos Santos disse:

    Ao representante Sutaco

    Boa tarde!
    Gostaria de saber : o tricô, flores de papel de seda, estão classificados como artesanatos. Obrigada!

    1. Sutaco disse:

      Olá Dulcenea,

      Sim, são classificados como artesanato e cadastráveis na SUTACO

      Atenciosamente

  2. Laine disse:

    Oi faço alguns tipos de artesanatos… Crochê,bordados em ponto cruz,vagonite,trançado em fita e entre outros, só que não faço criações próprias,tiro meus artesanatos de revistas e internet e até que me rende um pouquinho e adoro fazer artesanato então gostaria de saber que mesmo eu não criando mas copiando posso ter a carteirinha da Sutaco???Obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Olá Laine,

      Pode sim, se você tem o domínio da técnica não há nenhum problema.

      Atenciosamente

  3. MÁRIO JORGE ALVES DE SÁ disse:

    BOM DIA, FAÇO LUMINÁRIA DE PVC, É ATRAVÉS DE UMA AMIGO ARTESÃO, ME INDICOU O SITE, QUERO SABER COMO EU FAÇO PARA FAZER PARTE, E SER
    MEMBRO, E TER UMA CARTEIRINHA PARA PODE PARTICIPAR DOS EVENTOS,
    QUERO DIVULGAR MEU TRABALHO.
    TAMBÉM FAÇO COLARES COM CAROÇO DE PESSEGO, E VÁRIAS OUTRAS COISA,
    MAIS O MEU MAIOR FORTE MESMO E ARTESANATO EM PVC, E O IMPORTANTE QUE E UM MATERIAL RECICLAVÉL, DESTE JÁ GRATO PELA OPORTUNIDADE,
    MORO EM SANTOS.

    1. Sutaco disse:

      Olá Mário,

      Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação. Veja aqui os procedimentos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  4. mario jorge disse:

    Bom dia , faço alguns tipo de artesanato, colar de caroço de pessego, macrame,
    luminária de pvc.são classificados como artesanato, posso me cadastrar a Sutaco.

    1. Sutaco disse:

      Olá Mario,

      Sim, suas técnicas são cadastráveis pela SUTACO. Para saber os procedimentos para o cadastro acesse: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html ou ligue para (11) 3241-7334.

      Atenciosamente

  5. Amanda Cristina disse:

    Olá, faço ponto cruz, artesanatos em peças de MDF, (Decoupagem, Pintura, Forração em Tecido, Patch Embutido), Patchwork (panos de prato, EcoBag, Camisetas), também faço bolsinhas em tecido (costura), trabalhos em feltros e alguns outros reutilizando reciclados. Gostaria de saber se para tirar minha carteirinha, precisa ser artesanatos so com materiais reciclados, ou com esses artesanatos também posso me cadastrar.

    Att.

    Amanda Cristina

    1. Sutaco disse:

      Olá Amanda,

      Pode ser artesanato com qualquer tipo de material.

      Atenciosamente

  6. luciane Cristina Spido Paulino Ruiz disse:

    Gostaria de tirar minha carterinha, faço croche, patchApliquê em camisetas, guardanapos e toalhas de banho.

    1. Sutaco disse:

      Olá Luciane,

      Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação. Veja (aqui) os procedimentos.

      Atenciosamente

  7. antonio carlos disse:

    bom dia ,preciso de nota fiscal para comercializar meus produtos ,moro em praia grande mas minha carteira de artesaõ foi tirada qdo morava em mongagua,qual é o procedimento para a nota fiscal ,por favôr fico no aguardo.

    1. Sutaco disse:

      Olá Antonio Carlos,

      Para tirar nota fiscal você deve seguir os procedimentos que constam em nosso site: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-seja-legal.html
      Lembrando que para esse processo a carteirinha deve estar dentro do prazo de validade.

      Atenciosamente

  8. Rogerio Brosco disse:

    Bom dia,a fabricação de sandalias e chinelos de forma artesanal, porem com auxilio de algumas maquinas, entra como artesanato? posso me utilizar deste beneficio?

    1. Sutaco disse:

      Olá Rogério,

      Se você fabrica o chinelo com pelo menos 60% de técnicas manuais ou artesanais ele é cadastrado. O que a SUTACO não cadastra é o bordado em chinelos, decoração com pedrarias, etc.
      Para mais informações e marcar um horário para o teste, entre em contato com o cadastro através do telefone: (11) 3241-7334

      Atenciosamente

  9. Silvana Ramos disse:

    Ola
    A minha carteirinha venceu e o endereço mudou, como faço a renovação?
    Outra dúvida, posso comprar a matéria prima em empresa que só vende com CNPJ,
    como artesã?
    O meu número é: 17537
    Obrigada
    Silvana

    1. Sutaco disse:

      Olá Silvana,

      Para renovar a carteirinha, você deve entrar em contato com nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334.
      Eles podem te explicar como renovar e onde tem um posto de atendimento mais próximo de você.
      Infelizmente a utilização do CNPJ da SUTACO para a aquisição de mercadorias ou matéria prima não é permitida.

      Atenciosamente

  10. Elizabeth disse:

    gostaria de saber se eu sendo sócia da empresa de meu marido, posso me cadastrar como artesã, já que atualmente faço bordados?

    1. Sutaco disse:

      Olá Elizabeth,

      Sim, você pode se cadastrar. Durante o cadastro você deve informar que é sócia de seu marido pois, dependendo do tipo de empresa, a emissão de nota fiscal fica bloqueada.

      Atenciosamente

  11. Tarciana disse:

    Boa noite,

    Gostaria de me inscrever em cursos de artesanato, como fazer? Resido na grande SP.

    1. Sutaco disse:

      Olá Tarciana,

      A SUTACO ainda não está com nenhum curso de artesanato aberto. Os cursos são oferecidos através da parceria com as entidades, portanto, as inscrições normalmente ficam a critério dessas entidades. Os cursos nas entidades que disponibilizarem o processo de inscrição ao público em geral serão divulgados em nosso site.

      Atenciosamente

  12. Elaine Ruiz disse:

    Olá faço colares, brincos, pulseiras, enfim crio e monto bijuterias.
    Compro todo o material; alfinetes,contra pinos, terminais e monto as bijus.
    Gostaria de saber se posso obter a carteirinha com esse tipo de trabalho.
    Faço também flores em meias de seda, com esses trabalhos é possível eu tirar a carteirinha?
    Obrigada

    1. Sutaco disse:

      Olá Elaine,

      A montagem de bijuterias não é cadastrada na SUTACO, apenas cadastramos se essa peça tiver uma técnica complementar como crochê, macramê, etc.
      No entanto, cadastramos flores em meia de seda.

      Atenciosamente

  13. Caio Rodrigues Alves disse:

    olá, tirei uma carteirinha da sutaco em 2010 e ela já está vencida, de lá para cá também ampliei meu leque de produtos e os principais atualmente que são anéis e pulseiras são feitos basicamente com máquinas estacionárias (serra fita, lixadeira de bancada, furadeira vertical…) assim fica impossível levar o equipamento até o escritório da sutaco, então gostaria de saber: 1º – como renovo minha carteira antiga e 2º – como incluo estes novos itens em minha carteira. Fico no aguardo de um contato.

    1. Sutaco disse:

      Olá Caio,

      Você pode se filmar fazendo o produto e trazer o vídeo no momento da renovação.
      A renovação com acréscimo de técnicas é muito parecida com o cadastro, portanto os mesmos documentos devem ser apresentados.
      Para mais informações acesse: http://sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html ou entre em contato através do telefone: (11) 3241-7334.

      Atenciosamente

  14. Amora disse:

    Gostaria de saber depois de ter tirado a carteirinha qual o meu limite de vendas em dinheiro por ano.Até quanto de vendas posso emitir em notas?
    Ainda não fiz a carteirinha,mas gostaria de saber.
    Obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Olá Amora,

      Não há limite de valor, mas existe um limite de peças. A quantidade de peças é determinada na hora do cadastro.

      Atenciosamente

  15. celia magalhaes disse:

    OLÁ , FAÇO COLARES , BRINCOS , PULSEIRAS E CACHECOL, GOSTARIA DE SABER SE O QUE FAÇO, FAZ PARTE DE ARTESANATO.E COMO POSSO PAR
    TICIPAR DA SUCATO.

    1. Sutaco disse:

      Olá Celia,

      Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação. Veja os procedimentos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  16. rosa marly alegre disse:

    olá, gostaria de saber se posso me cadastrar p/tirar carteirinha.e participar de qualquer feira de rua ou em outros locais…eu faço pintura em caixas de mdf .decoupage,tecido ,pedras e outros…ex: (cx.de esmalte, maquiagem,remédios,cha, etc…)eu só compro as caixas crua, e uso a minha criatividade. .tb. queria saber se tem algum custo p/mes..ano..compromisso…porcentagem de vendas..etc..? aguardo resposta. obdo. marly

    1. Sutaco disse:

      Olá Rosa,

      A carteirinha da SUTACO dá acesso aos serviços de comercialização onde você pode participar de algumas feiras específicas através da SUTACO, para essas, são feitas seleções através do nosso site.
      Algumas feiras de rua/bairro aceitam a carteirinha como requisito para a participação, contudo, deve-se obter a autorização com os organizadores da mesma pois a SUTACO não controla feiras municipais.
      Todos os serviços da SUTACO são gratuitos, exceto a emissão de nota fiscal (veja mais)

      Atenciosamente

  17. Marina disse:

    Bom dia! faço chinelos decorativos com pedraria, como faço para particpar dessas feirinhas, tem algum lugar especifico com quem posso entrar em contato? Obrigada!

    1. Sutaco disse:

      Olá Marina,

      Infelizmente a SUTACO não cadastra chinelos decorativos. No caso da participação em feiras, você deve entrar em contato diretamente com os organizadores do evento.

      Atenciosamente

  18. Luciana disse:

    Boa tarde, trabalho com sabonetes artesanais, aromatizadores de ambientes, entre outros e quero saber se posso me cadastrar na SUTACO com esse tipo de trabalho.
    Obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Olá Luciana,

      Infelizmente a SUTACO não cadastra sabonetes artesanais, aromatizadores, cosméticos e alimentos.

      Atenciosamente

  19. HELENA CRISTINA SCHENOOR disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO UMA LINHA DE MICROCREDITO PARA QUEM TEM RESTRIÇÃO NO NOME . OBRIGADA

    1. Sutaco disse:

      Olá Helena,

      O Banco do Povo oferece microcrédito. Saiba mais: http://www.bancodopovo.sp.gov.br/

      Atenciosamente

  20. Monique disse:

    Faço artesanato em EVA plano e em 3d. Tenho um blog, e gostaria de saber se posso ter a carteirinha de artesã da sutaco?
    Obrigada.
    Monique

    1. Sutaco disse:

      Olá Monique,

      A SUTACO cadastra trabalhos em EVA. Veja os procedimentos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  21. Edith da Silva disse:

    Fiquei muito contente em poder através deste e-mail, pois estava muito acomodada, minha carteirinha é de N. 70.888, e está vencida, mas quero deixar bem claro, vocês da SUTACO são “Maravilhosos”, preciso me atualizar.
    Atenciosamente
    EDITH

    1. Sutaco disse:

      Obrigada :)

  22. Leda Gonçalves disse:

    Preciso de uma informação: sou aposentada por invalidez, faço artesanato e gostaria de vender o que faço. Isso traria algum problema legal com relação ao recebimento da aposentadoria. Obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Olá Leda,

      O ideal é que você procure a Previdência Social para saber se a causa de sua aposentadoria a impede de comercializar artesanato através da SUTACO.

      Atenciosamente

  23. Rita de Cassia Garcia disse:

    Boa tarde

    Trabalho com papel, não fabrico, minha área é cartonagem, como blocos de anotações, agendas, risca e rabisca, etc…, quero saber se posso me cadastrar na Sutaco, pois já perdi vendas por não emitir Nota Fiscal, também tenho Mei, como prestadora de serviços, neste caso, poderia fornecer Nota Fiscal?

    Aguardo ansiosa por uma resposta.

    Obrigada

    1. Sutaco disse:

      Olá Rita,

      Pelo que descreveu, você pode sim. Entre em contato com o setor de cadastro para agendar sua avaliação. Tel: (11) 3241-7334

      Atenciosamente

  24. MARLI SOARES DOS SANTOS disse:

    COMO FAÇO P/VENDER MEUS CROCHES,TEARES E TRICOS EM FEIRAS LIVRES E FEIRAS DE ARTESANATO ? DEPOIS DE FAZER A CARTEIRINHA PRECISO IR Á UMA SUB PREFEITURA ? MORO EM SÃO PAULO CAPITAL

    1. Sutaco disse:

      Olá Marli,

      Exatamente. As feiras livres e feiras regionais de artesanato são de controle das subprefeituras.

      Atenciosamente

  25. MARIA ALICE ABITANTE GALVANI disse:

    MINHA CARTEIRINHA SUTACO É NR. 20229, SOU CADASTRADA DESDE JANEIRO DE 2002, RENOVADA ESTÁ VÁLIDA ATÉ JANEIRO/2015. APÓS A ÚLTIMA RENOVAÇÃO, MINHA CARTEIRINHA VEIO COM ALGUMAS ALTERAÇÕES E ERROS. EM “MATÉRIA PRIMA”, CONSTA: JORNAL, ANILINA, TINTA GOMA LACA, VERNIZ, LINHA, TECIDO, PAPELÃO E COLA. AS TÉCNICAS REGISTRADAS: BORDADO, CROCHÊ, PATCHWORK E PINTURA. COMO PRODUTOS: CESTARIA, TOALHA, PANO DE PRATO, CAMINHO DE MESA E PUXA-SACO. PELO POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO DO QUE SE APRESENTA ACIMA, CREIO QUE MEU REGISTRO FIGURA DE MANEIRA INCORRETA. POR ACASO NÃO SERIA:
    MATERIA PRIMA: TECIDO, LINHA, TINTA E AVIAMENTOS DIVERSOS (PARA TRABALHOS MANUAIS)
    TÉCNICAS: BORDADO, COSTURA, PINTURA E CROCHÊ
    PRODUTOS: PANOS DE PRATO, CAMINHOS DE MESA, TOALHAS, DE BANHO E MESA, PUXA-SACO, BATE-MÃO, E OUTRAS PEÇAS DE DECORAÇÃO PARA CASA EM TECIDO E LINHA.
    COMO DEVO PROCEDER PARA QUE MINHA CARTEIRINHA SEJA ADEQUADAMENTE CORRIGIDA?
    E TAMBÉM DEVO SABER: SE JÁ TENHO O CROCHÊ COMO TÉCNICA, PORQUE DEVO FAZER NOVAMENTE O TESTE SE APRESENTEI NO MEU BOX TAPETES DE CROCHÊ????? NÃO SERIA O CASO DE SOMENTE ACRESCENTAR COMO PRODUTO? ENVIO ESTAS INDAGAÇÕES POIS ESTAMOS ENFRENTANDO ALGUMAS DIFICULDADES JUNTO A REPRESENTANTE DA SUTACO AQUI EM PIRASSUNUNGA. GOSTARIA DE OBTER RESPOSTAS E ESCLARECIMENTOS DIRETAMENTE DE V.SAS. POIS ATÉ ME PROPONHO MINHA IDA A SÃO PAULO PARA RESOLVER ESTAS QUESTÕES. APRECIARIA ENORMEMENTE SE A RESPOSTA VIESSE ATRAVÉS DE MEU E-MAIL. MUITO OBRIGADA.

    1. Sutaco disse:

      Olá Maria,

      Encaminharei sua pergunta ao cadastro e eles entrarão em contato.

      Atenciosamente

  26. vagner disse:

    sou aposentado porinvalidez mas me caddstrano nasutaco corro oriscode perder o beneficio

    1. Sutaco disse:

      Olá Vagner,

      Se cadastrando apenas, não. Contudo, a partir do momento que o senhor emitir notas fiscais estará sujeito a avaliação da previdência, uma vez que, dependendo do motivo da sua aposentadoria por invalidez eles possam entender que o artesanato não é uma terapia, mas sim, um trabalho remunerado e questionar a mesma.
      Sugiro que entre em contato com a previdência e esclareça se lhe é permitido se cadastrar e vender seu artesanato.

      Atenciosamente

  27. sandra regina disse:

    boa noite, gostaria de saber se quem tem a carteirinha da sutaco, tem desconto pra entrada de feiras, como a mega artezanal, e se tiver como faço?
    obrigada!!!!!!!!

    1. Sutaco disse:

      Olá Sandra,

      Infelizmente não.

      Atenciosamente

  28. Dayane disse:

    Boa noite, gostaria de saber se posso fazer a carteirinha, faço biscuit, mdf decoradas, etc.
    Obrigada!

    1. Sutaco disse:

      Olá Dayane,

      Para se cadastrar na SUTACO, você deve seguir esses procedimentos:http://sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  29. Jussara disse:

    Boa noite, faço crochê, decoupagem em azulejos, meu esposo faz ganchos com flores em ferro, para confeccionar as flores ele utiliza ferramentas como furadeira, máquina de solda, gostaria de saber se podemos pedir a carteirinha da SUTACO?

    1. Sutaco disse:

      Olá Jussara,

      Sim, vocês podem, no entanto, para as técnicas que queiram cadastrar mas não seja possível trazer todas as ferramentas para a demonstração, deve-se fazer um vídeo.
      Saiba mais: http://sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  30. regina disse:

    ola…

    eu faço roupinhas de cachorro em tecido, posso me cadastrar como artesa na sutaco?

    1. Sutaco disse:

      Sim

  31. Maria Matias de Araujo Bedusqui disse:

    Tenho carteirinha da SUTACO, que vai vencer em novembro. O que fazer para renová-la? Tenho que fazer demonstração do passo a passo do meu produto novamente? Ou não tem mais necessidade, pois continuo com o mesmo artesanato. Obrigada

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Maria Matias!

      É só entrar em contato com o setor de cadastro e agendar uma data, trazer nova foto, e documentos caso haja alteração de endereço.

      Atenciosamente,

  32. Elizabeth disse:

    Fiz o cadastro com vocês já faz alguns anos e perdi a carteirinha. Como faço para obter a 2.a via? Não lembro o número de inscrição.

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Elizabeth! Por gentileza entrar em contato com o setor de Cadastro no fone: 11-3241-7334 ou 11-3241-7342 e informar nome inteiro que a equipe informará qual o procedimento específico no seu caso. Atenciosamente.

  33. Cintia Gomes disse:

    Olá sou comerciante, e hoje comprei alguns jogos de tapetes de barbantes e tbm pintados, e na etiqueta tinha a identificação da Sutaco, gostaria de saber como posso pegar diretamente com vcs para revenda. Aguardo resposta, obrigada!

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde, Cintia!
      A SUTACO não efetua vendas por atacado mas permite um contato direto, entre o cliente e artesão na etiqueta há o contato ou nome do mesmo, é só ligar no setor de comercialização fone: 11-3241-7355 e solicitar caso não haja.Atenciosamente

  34. Eda Amorim disse:

    Boa noite!

    Faço estampas em camisetas. São figuras específicas e exclusivas e desenhadas e criadas por mim com temas relacionados a Língua Brasileira de Sinas, Libras e estampadas digitalmente. Também produzo panos de pratos. São classificados como artesanato? Posso fazer a carteirinha?

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Eda! Dependendo da técnica é possível cadastrar, por gentileza envie fotos do processo que utiliza para verificarmos se é possível ou não obter a carteirinha envie no e-mail imoraes@sp.gov.br com cópia ao e-mail cadastro@sutaco.sp.gov.br aos cuidados de Isabela, ela consegue te informar os procedimentos referente a carteirinha. Atenciosamente

  35. Kelly cristina de Andrade freitas disse:

    oi eu e minha mãe fabricamos roupas femininas como blusinhas e babydoll gostaria de saber se podemos ser cadastradas na sutaco e aonde poderiamos vender as nossas peças

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Kelly! A produção de roupas não é considerado Artesanato, apenas trabalhos manuais e por esse motivo não é possível efetuar Cadastro, quaisquer dúvidas poderá falar em nosso setor de Cadastro 11-3241-7334 ou 11-3241-7342. Atenciosamente.

  36. Cristina disse:

    Boa tarde. Faço cabideiros com pedaços de madeira de demolição ou restos de marcenaria (MDF). Nessas peças faço a pintura e a decupagem. Também faço pátinas e aplicações em molduras de janelas velhas, de demolição. Também trabalho diversas técnicas em peças de MDF variadas. Meu trabalho é elegível para ter a carteirinha? Muito grata pelas informações.

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde, Cristina! É possível sim o seu cadastro, embora seja necessário passar por avaliação técnica, por gentileza ligar para o Setor de Cadastro e agendar um horário a partir do dia 06/01/2014. Atenciosamente.

  37. Beth Freitas Ramos disse:

    Boa noite!! Tenho disponível material que pode ser usado por artesãos tais como Fitas VHS e K7 . Eram fitas virgens que foram gravadas por meu pai (falecido) com filmes da tv e músicas do rádio. Tenho mais de cem de cada tipo.
    Vcs aceitam como doação?? Se sim, como faço para entregar??
    Se não, vcs me dão algum contato de quem aceite para reuso?? Ou para reciclagem???

    Agradeço antecipadamente a atenção.

    Beth Ramos

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde, Beth! Fiz a divulgação no face da SUTACO, espero que tenham entrado em contato contigo para retirar material! Atenciosamente

  38. Rozangela disse:

    Moro em Ribeirão das Neves MG faço artesanato em pote plastico técnica areia colorida,Abajur em E.V.A,Xicara personalizada
    Gostaria de enviar meus produtos para avaliação

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Rozangela! A SUTACO só atende os Artesãos domiciliados em São Paulo – SP, em Minas Gerais o contato do Orgão que atende é:
      MINAS GERAIS
      THIAGO TOMAZ DE SOUZA
      Superintendente de Artesanato
      Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
      Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais
      Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/N, Edifício Minas, 3º andar – Serra Verde
      Belo Horizonte – MG CEP: 31630-900
      TEL: (31) 3915-2934 e 3915-2933
      FAX: (31) 3915-2898
      E-MAIL: thiago.tomaz@desenvolvimento.mg.gov.br
      SITE: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br
      Atendimento: 09:00h às 18:00h

  39. Hiltamar Curvelo da Silva disse:

    Sou artesão cadastrado desde 1997 -Por favor me informe se posso lançar como artesanato uma linha de produtos em MDF cortado a laser, cuja idealização desenvolvimento, projeto e desenho é de minha autoria, somente contratarei os serviços de corte a laser- este produto sera montado por min, na sequencia farei pintura manual e caracterização este mesmo produto, poderá ser diversas versões tais como, casa de boneca, casinha da passarinho, cofrinho, luminária e etc.
    Posso registrar meus direito autorais como produto semi industrializado com acabamento artesanal? E como e onde faço este registro? a SUTACO me orientara, ou será registrado na própria SUTACO.
    grato

  40. Elizete Vitti disse:

    Bom dia,
    Faço bijuterias, principalmente brincos, com uma técnica chamada Soutache que consiste no bordado manual de fios de galão chamado soutache com miçangas e pedras, posso obter a carteirinha da SUTACO? Obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Elizete! É necessário ligar no fone: 11-3241-7334 e fazer agendamento para apresentação da técnica e possível obtenção da Carteirinha.

  41. SONIA T COSTA disse:

    Ola, gostaria de um esclarecimento.
    Sou cadastrada na SUTACO desde 1998 e nunca fui informada de que deveria contribuir para o INSS, desde o cadastramento soube que poderia aposentar-me por idade.
    Hoje estou com 60 anos e continuo com atividade artesanal mas, devido a serios problemas de saude, nao tenho o mesmo desempenho, ja nao consigo me sustentar. Sendo assim, peço orientação de como posso aposentar-me.
    Grata.
    STC

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Sonia! Sua solicitação foi encaminhada para o Departamento Jurídico com cópia para o seu e-mail e ouvidoria. Atenciosamente.

  42. patricia alves disse:

    ola fiz o pedido da carterinha da sutaco em 2012 e recebi este ano 2014,so que no decorer do tempo ja apreendi a fazer novos produtos c/ faço p/ acrensentar na minha carterinha.
    obrigado

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Patrícia! É necessário apresentar essas novas técnicas, agendando um horário com o Técnico da SUTACO no fone: 11-3241-7334. Atenciosamente.

  43. Janete Aparecida Benedetti Castor disse:

    Gostaria de ter uma resposta para que saber se eu posso tirar a carteira da Sutaco como artesã de E.V.A..

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Janete!É possível tirar sim de acordo com a técnica aplicada. Atenciosamente.

  44. Michelli Pedroso disse:

    Olá Boa Noite!
    Faço cachecol de fios de tecido e coletes do mesmo tecido, apenas com uma técnica de cortes e nós, sem costura!
    Gostaria de saber se esse tipo de trabalho é considerado artesanal! E cadastrado pela sutaco
    Grata

    1. Sutaco disse:

      Boa noite, Michelli! É considerado montagem, por isso não efetuamos o Cadastro. Atenciosamente.

  45. Tiele Luiza da Rocha Moura disse:

    Faço pintura em tecido, bordados como ponto cruz e vagonite, reciclagem e etc, gostaria de saber se preciso levar todos materiais para criar uma peça de cada item citado acima na entrevista, ou se posso fazer vídeos para cada arte e levar no dia.

    Obrigada, Tiele Moura

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Tiele! É necessário avaliar suas habilidades de artesã, se o vídeo estiver possível a visualização poderá traze-lo também. Atenciosamente.

  46. Giuliano Lima disse:

    Bom dia, quero agradecer primeiramente pelo espaço e oportunidade de profissionalização do trabalho dos artesãos de São Paulo.
    Enviei email para os contatos de vocês aqui do Sutaco, porém deixo as minhas dúvidas por aqui também, caso possam me ajudarem.
    A minha primeira dúvida é como se faz a realização do meu cadastro como profissional artesão de acordo com os trabalhos que eu venho desenvolvendo e com o meu foco de conscientização ambiental e uso de materiais alternativos?
    Como faço para definir qual produto ou tema devo cadastrar se tenho um leque de opções maiores?
    Eu conseguiria cadastrar os meus produtos relacionados com as técnicas do origami (separei por temas animal, planta, objeto) e trançado e entrelaçamento com PET e polipropileno com temas de cozinha, jardinagem, cotidiano.
    O material que desejo cadastrar e usar é o plástico (PET e PP polipropileno) para os dois tipos/ modalidades de produtos, porém se eu conseguisse, também quero usar o Tetra Pak, alumínio e papel reutilizado.

    Agradeço a ajuda e atenção de antemão!

    Att.
    Giuliano Lima

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Giuliano! Só ligar no setor de Cadastro fone:11-3241-7334 ou 3241-7342 e solicitar agendamento para cadastro, importante trazer três peças de cada técnica em fases distintas início, meio e fim e concluir uma das fases em frente ao técnico, pode trazer fotos de produtos, vídeos etc, e os documentos necessários foto 3×4, RG, CPF e comprovante de residência. Atenciosamente.

  47. Ana Maria de Oliveira disse:

    Faço pinturas infantil coloridas e também pretas com henna .O material usado é de boa procedência tem nota fiscal e faco tudo manualmente artesanalmente uso tinta preta tinta colorida e um palito de unha…Só que em vez de pintar camisetas panos de pratos etc. eu pinto pessoas.Faço qualquer desenho.uso somente tinta colorida que tem boa procedência ,tinta preta que é nada mais que uma planta desidratada ,As tintas tem especificado na embalagem do que e feito.As duas tanto a preta como a colorida a matéria prima é vegetal..eu gostaria de saber se posso tirar a carteirinha da sutaco.Eu já sou MEI. há 5 anos.
    Desde já meus agradecimentos.

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Ana Maria! A SUTACO só está autorizada a emitir carteirinha para Artesãos que façam produtos que contenham pelo menos 70% de técnica aplicada em qualquer produto, não é possível emissão de carteirinha para tatuagem. Atenciosamente.

  48. Pérola Regina Peixoto de Moraes disse:

    Boa noite!

    Pinto panos de prato e faço crochê nos mesmos e gostaria de me cadastrar. Gostaria também de expor meus trabalhos e dar aula da técnica. É possível?

    Aguardo resposta,

    Pérola Moraes

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Pérola! Sim é possível se cadastrar como técnica manual, após efetuar sua carteirinha é só acompanhar o trabalho desenvolvido no site e facebook da SUTACO. Atenciosamente.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


cinco − = quatro