«

»

abr
20

Portaria institui modelo da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional de Trabalhador Manual

PORTARIA Nº – 14, DE 16 DE ABRIL DE 2012

O SECRETÁRIO DE COMÉRCIO E SERVIÇOS do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhes foram conferidas no art. 23 do Anexo I do Decreto nº 7.096, de 04 de fevereiro de 2010, e tendo em vista o disposto no Decreto nº 1.508, de 31 de maio de 1995, resolve:

Art. 1º Instituir e aprovar o modelo da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional de Trabalhador Manual, na forma do Anexo I.

Art. 2º A Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual serão emitidas pela respectiva Coordenação Estadual do Artesanato no âmbito do SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro Art. 3º A Coordenação Estadual do Artesanato é exercida pelos Estados Federados com a responsabilidade pelo cadastramento, atualização dos dados e emissão da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira do Trabalhador Manual.

Art. 4º Constituem requisitos necessários para obtenção da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional de Trabalhador Manual junto às Coordenações Estaduais:

I – Ser brasileiro ou estrangeiro (com situação regularizada), residente e domiciliado no Estado onde realizar o cadastro;

II – Ter idade igual ou maior de 16 anos.

III – Apresentar fotocópia dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) Comprovante de residência;

IV – Apresentar 2 (duas) peças prontas de cada matériaprima/técnica a ser cadastrada;

V – Elaborar uma peça artesanal, por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases, em teste a ser realizado pela Coordenação Estadual.

VI – O produto do teste, acompanhado das outras 02 (duas) peças serão avaliados por funcionário da Coordenação Estadual com habilitação técnica ou por uma comissão para análise, classificação e registro da peça, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.

Art. 5º A Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual terá validade de 4 (quatro) anos e o seu uso será obrigatório nos eventos de divulgação, promoção, e comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e sua renovação será submetida aos mesmos requisitos previstos no art. 4º.

Art. 6º As Coordenações Estaduais terão prazo de 6 (seis) meses a partir desta publicação para emitir a Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual, pelo SICAB.

Art. 7º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Ver publicação no diário oficial folha 1

Ver publicação no diário oficial folha 2

Sobre o autor

Sutaco

103 comentários

  1. Andrea Escorcio disse:

    Olá, sou participante da SUTACO, vamos ter que trocar as carteiras de artesão então? Como será o procedimento? Obrigada!

    1. Sutaco disse:

      Andrea,

      Por enquanto continua tudo como está… em breve teremos uma reunião aqui na SUTACO para ver como fica a situação das nossas carteirinhas. Por enquanto elas continuam valendo até sua data de vencimento e os processos de emissão de nota fiscal e comercialização continuam idênticos. Assim que tiver novidades posto aqui no blog.

      Atenciosamente

  2. Patrícia Leão disse:

    Onde devemos dar início ao processo de cadastramento?
    Existe algum site específico?
    Obrigada,
    Patrícia Leão

    1. Sutaco disse:

      Patrícia,

      Esse cadastro nacional é feito pela própria SUTACO e geramos o número de sua Carteira Nacional de Artesã e/ou Trabalhador Manual. É só entrar em contato com o nosso setor de cadastro pelo telefone (11) 3241-7334 e informar o número de sua carteirinha SUTACO e fornecer os detalhes que eles solicitarem.

      Atenciosamente

  3. jocelia disse:

    olá, sou de Salvador, Bahia, como faço para adquirir a minha carteira de artesã aqui onde moro?

    1. Sutaco disse:

      Jocelia,

      Para saber o local de atendimento de uma coordenadoria do PAB na Bahia você deve acessar esse link: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2051&refr=2046 e entrar em contato com os responsáveis no seu estado para saber qual é o posto de atendimento mais próximo a você

      Atenciosamente

  4. ELVINA SOUZA disse:

    tenho a cateira de artesão pelo prodaste de teresina, ela é vale fora daqui?

    1. Sutaco disse:

      Elvina,

      Ela vale contanto que seja reconhecida, o que você deve fazer é entrar em contato com o Prodaste e perguntar se ela é reconhecida em território nacional.

      Atenciosamente

  5. Denise disse:

    Eu tenho a minha carterinha de artesã, mas esta vencida e moro em Guaíba Rio grande do Sul. Qual o endereço daqui para renovar a minha carteira?

    1. Sutaco disse:

      Denise,

      A SUTACO atua apenas no Estado de São Paulo.
      No Rio Grande do Sul você pode entrar em contato com:
      NEUSA ZOCH
      Coordenadora do Programa do Artesanato
      Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social
      Av. Borges de Medeiros 5216º andar
      Porto Alegre – RS CEP: 90020-023
      TEL: (51) 3226-7449 e 3226-3055
      FAX: (51) 3284-6082
      E-MAIL: artesanato@fgtas.rs.gov.br; neusazoch2008@yahoo.com.br
      SITE:www.fgtas.rs.gov.br
      Atendimento: 08h30 às 12:00h e das 13h30 às 17h30

      Você encontra essas informações no site do PAB: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2051&refr=2046

      Atenciosamente

  6. Fernando Jose disse:

    Sou artesao com carteirinha em Portugal, estou com viagem marcada para o Rio em Setembro deste ano. Poderei solicitar a carteirinha de artesao ai.
    Obrigado
    Fernando

    1. Sutaco disse:

      Fernando,

      Se você residir no Estado de São Paulo você poderá obter a carteirinha da SUTACO, caso contrário não será possível pois esta só tem validade para artesãos residentes no Estado de São Paulo.

      Atenciosamente

  7. Rosana disse:

    Boa tarde, sou da cidade de Teresópolis, gostaria de saber onde tiro a carteira.
    Aguardo contato.
    Muito obriagdo.

    1. Sutaco disse:

      Rosana,

      A SUTACO só atua no estado de São Paulo. Para saber qual é a coordenadoria do PAB no seu estado você pode (clicar aqui). Entrando em contato com a coordenadoria estadual eles podem te indicar o lugar mais próximo para você fazer sua carteirinha.

      Atenciosamente

  8. artezanatojurema@gmail.com disse:

    GOSTARIA DE PARTICIPA DESSES EVENTOS POIS EU SOU UMA LOUCA POR ARTESANATO BEIJOS

    1. Sutaco disse:

      Olá,
      Para participar de eventos como feiras que nós participamos é necessário ter a carteirinha da SUTACO e entrar em contato com o setor de Comercialização através do telefone (11) 3241-7333.

      Atenciosamente

  9. artezanatojurema@gmail.com disse:

    OI FAÇOU PARTE DA SOCIAÇÃO DOS ARTESÃO BRASILHEIRO COMO FAÇO PRA PARTICIPA

    1. Sutaco disse:

      Olá,
      Você pode entrar em contato com nosso ouvidor que ele pode te passar todas as informações e documentos que serão necessários, mas se você já tiver a carteirinha da SUTACO, é só solicitar ao setor de cadastro que faça o seu cadastro para a Carteira Nacional de Artesão.
      Os telefones de contato são: (11) 3241-7338 – Ouvidoria e (11) 3241-7334 – Cadastro.

      Atenciosamente

  10. mariaciceranevessilva disse:

    ola boa noite eu tambem sou artesan gostaria de saber como faso pra consegui umacarteirinha

    1. Sutaco disse:

      Maria Cicera,

      Para obter a carteirinha de artesã é necessário agendar um horário no nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334.

      Atenciosamente

  11. Nei Romualdo disse:

    queria saber como obter uma carteira de artesão, onde fazer?

    1. Sutaco disse:

      Nei Romualdo,

      Para obter a carteirinha de artesão é necessário agendar um horário no nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334, eles podem te informar qual é o local de atendimento mais próximo.

      Atenciosamente

  12. margareth martins de oliveira barradas disse:

    Já possui uma carteira de artesã, mas quando retornei ao local para renovar estavam suspensas as renovações,gostaria de receber mais detalhes sobre isso, já que trabalho com vários tipos de artesanatos como devo proceder e aonde tenho que ir?
    Obrigada desde já pela atenção.
    Aguardo contato com informações.
    Margareth Barradas

    1. Sutaco disse:

      Margareth,

      Para saber onde tem um posto de atendimento próximo a você e que esteja apto a fazer renovação de carteirinha é só entrar em contato com o nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334.

      Atenciosamente

  13. edison m martins disse:

    esta carteira vai ter validade, para fins de aposentadoria?

    1. Sutaco disse:

      Edson,

      A carteirinha não tem validade para esse fim, o que deve ser feito é o recolhimento individual. Qualquer dúvida fale com nosso ouvidor que ele pode te explicar como as notas fiscais emitidas pela SUTACO podem te ajudar a comprovar sua renda e ajudar no recolhimento. O telefone da ouvidoria é: (11) 3241-7338

      Atenciosamente

  14. ANA CAROLINA disse:

    Sou artesã a muitos anos mais não tenho carteira de artesão, gostaria muito de saber como devo adquirir a minha, pois faço lintura em tecido, pintura em vidro, bijou, pintura em caixas (MDF), pintura em quadros e outros. O que devo fazer e onde adquirir minha carteira de artesã. Um forte abraço.

    1. Sutaco disse:

      Ana Carolina,

      É só entrar em contato com o nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334 e marcar um horário para a demonstração de sua técnica.

      Atenciosamente

  15. Paula disse:

    Eu trabalho com palitos de sorvete,faço fruteiras,vasos,porta retrato,porta quardanapo,,etc,eu posso estar tirando a carteira de de artesã.

    1. Sutaco disse:

      Paula,

      Para tirar a carteira do artesão será necessário demonstrar o domínio da técnica artesanal, para isso você precisa fazer um agendamento no nosso setor de cadastro através do telefone (11) 3241-7334

      Atenciosamente

  16. maria do carmo disse:

    ola, gostaria de saber onde faço a carteirinha aqui no rio de janeiro.obrigada

    1. Sutaco disse:

      Olá Carmem,

      Você pode encontrar todos os dados das coordenadorias o PAB acessando esse link: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atenciosamente

  17. Ari Carlos Dullius disse:

    Parabens pela oficialização da Carterira do Artesão a nível nacional, sou artesão mas não comercializo o que faço, meu trabalho está voltado a reciclagem em papel jornal revistas etc, artigos ornamentais, de utilidade doméstica e pet, obrigado pela oportunidade – Primavera do Leste – Mato Grosso (MT). Abraços

    1. Sutaco disse:

      Obrigada!

  18. lene oliveira disse:

    trabalho com artesanato tb, moro em Belém do Pará.
    Como posso adquirir a carteira, desde agradeço a informação.
    Atenciosamente,
    Lene Oliveira

    1. Sutaco disse:

      Olá Lene,
      Você pode encontrar mais dados entrando em contato com a coordenadoria do PAB da sua região. Aqui vai o link onde você pode encontrar os telefones para contato
      Atenciosamente

  19. Sueli de Oliveira disse:

    Sou artesã ha bastante tempo,ja participei de varias feiras,comercializo meus produtos,tenho loja virtual no elo7,como não tenho carteirinha,entrarei em contato
    com o setor de cadastro. Muito importante ter recebido esse comunicado.Obrigada

    1. Sutaco disse:

      De nada!

  20. Rita de Cássia Dorigatti disse:

    Olá, sou Artesã e gostaria de ter a carteira, como faço para obter ?
    Obrigada.,
    RCD

    1. Sutaco disse:

      Rita,

      Você deve entrar em contato com o setor de cadastro e agendar um horário para demonstrar a sua técnica. O telefone de contato é o (11) 3241-7334

      Atenciosamente

  21. waldineia disse:

    OLÁ,MORO EM NOVA IGUAÇU JIO DE JANEIRO FAÇO ARTESANATO NÃO PARTICIPO DE FEIRA DE NADA MAIGOSTARIA DE PARTICIPA MIS NÃO SEI COMO PODE ME AJUDAR OBREGADO..

    1. Sutaco disse:

      Waldineia,

      A SUTACO atua apenas no Estado de São Paulo. Portanto, você deve procurar a coordenadoria do PAB que atende no Rio de Janeiro:
      AUGUSTO SERGIO ESPIRITO SANTO CARDOSO
      Superintendente do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro
      Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços
      Rua Real Grandeza 293 – Botafogo
      Rio de Janeiro – RJ CEP: 22.281-031
      TEL: (21) 2332-4900 e 2332-4901 / 8596-8185
      FAX: (21) 2285-4900
      E-MAIL: augusto@desenvolvimento.rj.gov.br; augusto.artesanato@gmail.com
      SITE: http://www.programadeartesanato.rj.gov.br
      Atendimento: 09:00h às 18:00h.

      Você encontra esse endereço aqui: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atenciosamente

  22. Alberlene Rocha disse:

    Eu moro no interior do Maranhão, já trabalho com artesanato/artes manuais há uns 10 anos, ainda não tenho esta carteira, como faço para adquirir aqui no meu estado, e quasi as vantagens em tê-la???

    1. Sutaco disse:

      Alberlene,

      Para saber o local de atendimento de uma coordenadoria do PAB no Maranhão você deve acessar esse link: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2051&refr=2046 e entrar em contato com os responsáveis no seu estado para saber qual é o posto de atendimento mais próximo a você, cada coordenadoria pode oferecer um tipo de benefício diferente. Mas com a Carteira Nacional do Artesão você é reconhecido como uma trabalhador do ramo artesanal em nível nacional, podendo expor em feiras que exigem essa carteirinha em todo o país e internacionalmente, como um artesão brasileiro.

      Atenciosamente

  23. helga patricia azevedo da silva. disse:

    oi, sou helga de macapá/ap,onde posso fazer minha carteira? estou com duvidas.

    1. Sutaco disse:

      Olá Helga,

      Como a SUTACO só tem atuação no Estado de São Paulo, será necessário entrar em contato com a coordenadoria do PAB em seu estado para saber o local de atendimento mais próximo de você e quais critérios eles utilizam para a emissão de carteirinha. Os contatos você encontra acessando esse link: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atencniosamente

  24. Clarice disse:

    Faço crochê só para parentes e algumas vezes vendo alguma peça,eu posso tirar a carteira de artesã e gostaria de saber mais sobre esses testes que serão julgados,tipo se farei algo que me pesam na hora ou só tenho que levar algo pronto.Obrigada desde já.Abraços

    1. Sutaco disse:

      Olá Clarice,

      Nesse link está descrito tudo o que você precisará levar para o cadastramento: http://www.sutaco.com.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  25. marly disse:

    Boa noite,morro em Guarulhos e gostaria de ter a carterinha de artesã,o que fazer e como,muito obrigado.

    1. Sutaco disse:

      Olá Marly,

      Em Guarulhos, o local de atendimento é feito na Pça. Cícero Miranda, s/ nº – Centro Permanente de Exposições – CEP: 07074-041 -Lago dos Patos-Vl. Galvão. O telefone de contato é o (11) 2451-5184

      Você pode saber o que será necessário levar acessando esse link: http://www.sutaco.com.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  26. John Balthazar disse:

    Renan!

    Como e onde serão feitas as avaliações para o cadastro das novas carteiras? Que já tem as da SUTACO terão que fazer novo teste? Ou simplesmente migrará seu prontuário junto a SUTACO para a nova carteira???

    Obrigado,

    John Balthazar
    Bertioga – SP

    1. Sutaco disse:

      Olá John,

      Não é o Renan que cuida do blog, é a Melissa (eu). Para obter o número da nova carteirinha é só entrar em contato com o nosso setor de cadastro e, se já tiver a carteirinha da SUTACO, solicitar o Cadastramento Nacional. Eles irão te passar o número de sua Carteira Nacional do Artesão. O telefone é o (11) 3241-7334

      Atenciosamente

      1. John Balthazar disse:

        Olá Melissa!

        Desculpe-me pelo engano, é que sempre tiro minhas dúvidas com o Renan… Ok; tudo entendido, esta semana vou ligar pra tratar disso…

        Muito Obrigado,

        Johnny

  27. naise disse:

    olá sou artesã e não tenho a carteira, moro em pedreira são paulo o que tenho que fazer para conseguir a minha obrigada espero resposta.

    1. Sutaco disse:

      Olá Naise,

      Você pode entrar em contato com o setor de cadastro mais próximo para marcar um horário para fazer a sua demonstração. Aqui você encontra as informações necessárias para o seu cadastramento. Já aqui você encontra os locais de atendimento no estado.

      Atenciosamente

  28. Vera Lúcia Oliveira Lopes disse:

    Oi!sou de Belém,mais estou residindo em São Paulo,no final de junho vou embora pra lá.Estou desempregada,mais achei uma forma de ganhar dinheiro fazendo bolsa artesanal feita de tecido.Gostaria de saber se posso adquirir a carteira do artesã.

    1. Sutaco disse:

      Olá Vera,

      Enquanto residir no Estado de São Paulo você pode obter a sua carteirinha através da SUTACO seguindo esses passos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html.
      Quando voltar para Belém, você deve procurar a coordenadoria do PAB de sua região. Segue os contato de todas as coordenadorias: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atenciosamente

  29. jurema faria disse:

    BOA NOITE GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PRA ME CADASTRA E TER MINHA CARTEIRA , E GUAIS SÃO O NOSSOS DIREITO . BEIJOS

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde Jurema, para se cadastrar você deve ligar para o telefone.: (11) 3241-7334.

      esse telefone é do setor de cadastro, e eles podem informar para você todos os direitos e vantagens de se cadastrar.

      Atenciosamente.

  30. jurema faria disse:

    ARTEZANATOJUREMA GOSTARIA TBM DE PARTICIPA DE FEIRAS

    1. Sutaco disse:

      Bom dia Jurema, para poder participar de feiras, eventos e comercializar os produtos nas lojas da SUTACO, vc deve entrar em contato com o setor de cadastro, para ter a carteirinha e então poderá participar

      O telefone do setor de cadastro é.: (11) 3241-7334

      Atenciosamente

  31. Elisabete Vargas disse:

    Ola ! Por favor gostaria de saber onde poço fazer minha carterinha de artesa ,pois moro em lages SC .
    Vc sabe me dizer quantas técnicas ou tipos de artesanatos que tem que saber fazer para poder obter a carterinha ?

    obg : bete.

    1. Sutaco disse:

      Bom dia Elisabete, a SUTACO atua somente no estado de São Paulo, não podendo cadastrar artesãos de fora do mesmo.

      Atenciosamente.

  32. vani disse:

    moro em joinville e gostaria de saber como faço para tirar a carteirinha de artesa na minha cidade.obrigado

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, para obter informações sobre a carteirinha você deverá entrar em contato com o setor de cadastro pelo telefone.: (11) 3241- 7334.

      Atenciosamente.

  33. patricia disse:

    minha tia quer renovar sua carteirinha de artesa,ela mora em porto ferreira,interior d sp,como ela faz para renivar,ela fez a carteirinha em sp

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde Patricia, para renovar a carteirinha entre em contato com o setor de cadastro pelo telefone: (11) 3241-7342

  34. Fatima Aparecida de Oliveira disse:

    faço pintura em tecido flres em eva quro saber como posso fazer minha carteira de artesanto ,aqui onde moro nao tem casa de rtesao.Tem como faze por E -mail?

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde Fatima, para se cadastrar você deve entrar em contato pelo telefone (11) 3241-7342

  35. simone silva disse:

    a carteira e obrigatoria?

    1. Sutaco disse:

      Esta carteirinha é apenas para quem tiver interesse nos serviços oferecidas pelo PAB

  36. edvan disse:

    como posso tirar minha carteira de artesao em sao jose dos campos SP

    1. Sutaco disse:

      Edvan,

      Em São José dos Campos, a carteirinha pode ser emitida em nosso posto de atendimento F. C. C. R. – Artesanato na PR. Afonso Pena, 29 – CEP12210-090 - Centro. O telefone para agendar horário é o (12) 3921-7926/ 7589.
      Aqui você encontra o que é preciso levar para fazer o cadastro: http://www.sutaco.com.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  37. Regina Monteiro disse:

    Sou artesan mais nao tenho a carteirinha comofaco para tira em Belem do PARA

    1. Sutaco disse:

      Regina,

      A SUTACO atua apenas no Estado de São Paulo. Para tirar a carteirinha, você deve procurar a Coordenadoria do PAB em seu estado.
      PARÁ
      POLYANE AMARAL
      Coordenadora do Artesanato Pará – Sheila: (91) 3225-3361
      Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda
      Av. Almirante Barroso nº 1312
      Belém – PA CEP: 66093-020
      TEL: (91) 3291-1700 e 3222-2405 / 8207-7373
      E-MAIL: seter@seter.pa.gov.br; decosol.seter@hotmail.com; polyaneamaral@hotmail.com
      SITE: http://www.seter.pa.gov.br
      Atendimento: 08:00h às 14:00h

      Atenciosamente

  38. Sílvia S. R. de Mello disse:

    Sou artesão e produzo bijuterias. Moro no Rio de Janeiro.
    Gostaria de saber como faço para obter o registro de artesã aqui na minha cidade. Obrigada.
    Atenciosamente,
    Sílvia Mello

    1. Sutaco disse:

      Olá Sílvia,

      A SUTACO atua apenas no Estado de São Paulo. Para saber qual é a atuação no Rio de Janeiro, você deve entrar em contato com a Coordenadoria do PAB responsável por este estado. Seguem os dados:
      RIO DE JANEIRO
      AUGUSTO SERGIO ESPIRITO SANTO CARDOSO
      Superintendente do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro
      Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços
      Rua Real Grandeza 293 – Botafogo
      Rio de Janeiro – RJ CEP: 22.281-031
      TEL:(21) 2332-4900 e 2332-4901 / 8596-8185
      FAX: (21) 2285-4900
      E-MAIL: augusto@desenvolvimento.rj.gov.br; augusto.artesanato@gmail.com
      SITE: http://www.programadeartesanato.rj.gov.br
      Atendimento: 09:00h às 18:00h.

  39. antonio carlos disse:

    sou artesão com carteira de mongagua e agora estou em praia grande ,faço varios trabalhos e estou precisando tirar nota fiscal para vender meus produtos como devo proceder ,fico no aguardo da resposta muito agradecido.

    1. Sutaco disse:

      Olá Antonio,

      Para tirar Nota Fiscal, você deve seguir os seguintes procedimentos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-seja-legal.html

      Atenciosamente

  40. terezinha soares da silva disse:

    moro em Goiania -go. onde posso tira a carteira de artesão aqui?
    obrigada.

    1. Sutaco disse:

      Olá Terezinha,

      A SUTACO atua apenas no Estado de São Paulo, para saber como obter essa carteirinha no seu estado você deve entrar em contato com a coordenadoria do PAB na região. Veja os contatos: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atenciosamente

  41. KATIA disse:

    moro em minas gerais
    como faço minha carteira de artesao
    desde ja obrigado.

    1. Sutaco disse:

      Olá Katia,

      A SUTACO atua apenas no estado de São Paulo. Para saber onde se cadastrar em Minas, você deve entrar em contato com a coordenadoria de seu estado: http://sutaco.org/blog/?p=461

      Atenciosamente

  42. sueli rodrigues vilela disse:

    boa tarde sou sueli
    moro em iacri interior do estado de sp
    faço algumas artes gostaria de saber como faço para tirar a cateirinha
    j a vendo algumas coisas mas nao a tenho
    obrigada

    1. Sutaco disse:

      Olá Sueli,

      Para obter a carteirinha que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão demonstra seu ofício diante de nossa Comissão Técnica para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação. Veja os procedimentos: http://www.sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  43. marina disse:

    SABONETE, AROMATIZANTES,SHAMPOO TODOS FEITOS ARTESANALMENTE,POSSO TIRAR MINHA CARTEIRA DE ARTESAO; ESTOU GRATA POR ESTE SITE.

    1. Sutaco disse:

      Olá Marina,

      Infelizmente a SUTACO não cadastra sabonetes, shampoos, aromatizantes e alimentos.

      Atenciosamente

  44. bruno disse:

    ola eu sou artesão mas o que faço não é respeitado como artesanato em muitos lugares…
    para simplificar posso ser chamado de hippie ou artesão nômade…
    não tenho residência endereço fixo nem nada…
    essa carteira de artesão poderia trazer benefícios para mim e minha classe??
    e sobre quem expõe seus trabalhos na rua na calçada aonde puder como uma carteira dessas beneficiaria a nós???
    eu não tenho interesse em entrar em um centro shopping feira ou coisas parecidas
    e sim continuar viajando mostrando minha arte…
    no meu caso essa carteira me beneficiaria em algo???
    o principal problema q enfrentamos é a fiscalização de muitas cidades (cidades essas que colocam todos os artesões de sua cidade em uma feira shopping etc e não nos sobra espaço por não ter residência etc…) que não nos deixam trabalhar…
    algo sobre isso é discutido???
    ou agente vai continuar “sujando”(como dizem) as ruas com nossa arte e sendo expulso delas???

    1. Sutaco disse:

      Olá Bruno,

      A carteira nacional do artesão tem o objetivo de reconhecer esse profissional e permitir que ele participe de eventos promovidos pelo PAB e/ou suas coordenações estaduais.
      A apresentação em espaços públicos é de competência da prefeitura municipal, estando sujeita às suas regras de exposição em espaços públicos.
      A carteira não é soberana a essa regra da prefeitura, portanto, a fiscalização irá apreender quem não respeitar as regras impostas pela prefeitura e subprefeitura.
      No entanto, algumas prefeituras aceitam essa carteirinha como critério para selecionar artesãos para participar de feiras em espaços determinados.

      Para mais informações: (11) 3241-7338

      Atenciosamente

  45. ilza Araujo fernandes disse:

    sou uma artesã gostaria de saber sobre essa carteira do artesão.
    gostaria de ober a minha carteira .moro em Ipatinga Mg.não sei como faço!!
    obrigado!

    1. Sutaco disse:

      Olá Ilza,

      Você pode saber todos os detalhes acessando: http://sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  46. Rosana disse:

    Olá. Gostaria de saber se além de poder participar de feiras, e td mais,se com a carteirinha eu posso vender meus artesanatos sem problemas em minha casa, sair para mostrar e entregar para as pessoas em suas casas?

    1. Sutaco disse:

      Olá Rosana,

      Com a carteirinha você pode emitir nota fiscal de seus produtos, o que lhe permite vender em lojas físicas e virtuais e em sua própria casa.

      Atenciosamente

  47. Aparecida Ferreira Lima disse:

    Boa tarde, eu e minha irmã temos interesse em fazer a carterinha, fazemos trabalhos manuais: biscuit, pintura e decoupagem em MDF, trabalhamos com materias reciclados e outros, porém ao me dirigir a Sec. de Cultura aqui de Rondonópolis, o atendende me forneceu o formulário e disse que era para aguardar que uma comissão viria a cidade fazer uma aviliação dos trabalhos e dar orientações para os artesões, anotou meu numero de telefone para contato,mas isso foi em Maio/2013 e até o momento não obtive nenhuma resposta. Existe alguma outra forma de se conseguir tirar essa carteira.

    1. Sutaco disse:

      Olá Aparecida,

      Entre em contato com nosso setor de cadastro através do telefone: (11)3241-7334.
      Mais informações: http://sutaco.sp.gov.br/ser-junte-se.html

      Atenciosamente

  48. Rosangela Salvadeo disse:

    Boa tarde! Eu trabalho com feltro produzindo almofadas, bonecos, apliques, chaveiros e decorações na cidade de Bauru e gostaria de saber onde ir e como fazer a carteirinha? pelo que li no texto a cima entendi que tenho que apresentar duas peças de cada objeto produzido. É isso mesmo? Desde já agradeço!

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde, Rosangela! É possível sim o seu cadastro, embora seja necessário passar por avaliação técnica em sua cidade ou alguma cidade próxima com Agente de Cooperação, por gentileza ligar para o Setor de Cadastro 11-3241-7334 ou 11-3241-7342 e se informar do telefone da cidade mais próxima e agendar um horário a partir do dia 06/01/2014. Atenciosamente.

  49. Laci Aparecida de Paula Tasinafo disse:

    Sou artesã e mora em Porteirão GO,onde obtenho informações sobre com tirar carteirinha de artesão?

    1. Sutaco disse:

      Boa tarde, Laci, o atendimento em GOIÁS até o ano anterior era feito por:
      ANDRÉ FRANCO
      Coordenador do Programa do Artesanato de Goiás
      Gerente de APL”S e Artesanato
      Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Goiás
      Rua 1, 147 – Setor Central – Goiânia – GO
      CEP.: 74.013-010
      Tel: (62)3201-5530 /9797/9795
      Fax: (62) 3201-9795 – 3201.5528
      e-mail: afranco@sic.goias.gov.br; biathayde@gmail.com

      Entre em contato e solicite maiores informações. Atenciosamente

  50. John Balthazar disse:

    Olá!

    A carteira de artesão do PAB já está sendo impressa??? Se negativo; quando começará a ser???

    Obrigado!

    Johnny

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Jonh! Até o momento apenas a numeração está sendo emitida, assim que estivermos imprimindo as mesmas efetuaremos uma publicação. Atenciosamente.

  51. Raquel disse:

    Sou de araguari, tenho um atelie, fui a prefeitura daqui para poder ter a carteirinha de artesã e eles não souberam me informar, então gostaria de saber onde tenho que ir para adquiri-la, obrigada desde já!

    1. Sutaco disse:

      Bom dia, Raquel! É só ligar no fone: 11-3241-7334 e agendar seu horário conforme link http://sutaco.org/blog/?s=junte-se

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


um + = três